Turismo

Quem visita Campo Mourão tem acesso a boa estrutura de atendimento em hotéis e restaurantes. Próximo à cidade, pousadas e parques ecológicos complementam esta paisagem pronta para receber gente de todas as partes do mundo, na rota do Mercosul. Além disso, importantes festas gastronômicas como o Costelão de São José e a Porco Fest fortalecem o turismo regional, além da grande Festa Nacional do Carneiro no Buraco que conquistou o Brasil.

Entre os locais para visitar está o Parque Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), Eco Museu do Saneamento, Usina do Conhecimento, Catedral de São José e Estação da Luz, Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, Calçadão Santuário Nossa Senhora Aparecida – Vila Urupês, Teatro Municipal, Parque Estadual Lago Azul – Usina Mourão, Estação Ecológica do Cerrado, entre outros pontos.

Ainda nesta área, Campo Mourão foi contemplado com a 1ª Comenda do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) e recebeu os selos de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo , e o de Município engajado no Programa de Melhoria da Qualidade do Produto Turístico Brasileiro, conferidos pelo Ministério do Esporte e Turismo e pela EMBRATUR.

A Festa Nacional do Carneiro no Buraco foi contemplada como evento do ano, recebendo o troféu Cataratas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-PR). Estas premiações são conferidas anualmente aos municípios brasileiros eleitos pelo Programa Nacional de Municipalização do Turismo, que possuem legislação ou programas específicos, com objetivos definidos e ordenados, relacionados ao envolvimento do cidadão e à limpeza urbana.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), autarquia ligada ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, incluiu Campo Mourão na categoria de Município Turístico (MT). A avaliação considera um conjunto de fatores e variáveis abrangentes de características físico-geográficas, histórico-culturais e econômicos. Também foi levando em conta a inclusão de Campo Mourão no Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT).

De conformidade com Lei Municipal, Campo Mourão comemora no dia 20 de abril, O Dia Municipal do Turismo, onde são realizadas atividades alusivas a data. Recentemente, Campo Mourão participou de todas as etapas do Programa de Regionalização do Turismo no Paraná promovido pela Paraná Turismo, juntamente com o governo do Estado.

Atrações Culturais

Diversos são os tipos de atrações culturais de Campo Mourão, englobando todos os tipos de atrativos da classificação do Ministério do Turismo (2006): Sítios históricos, Edificações, Obras de Arte, Instituições Culturais, Festas e Celebrações, Gastronomia Típica, Artesanato, Dança e Musica, Feiras e Mercados, Sabores e Fazeres.

Atrações turísticas

A área urbana de Campo Mourão, intensamente arborizada, conta com diversos Parques e Praças, enquanto os diversos atrativos naturais, na área rural, indicam a grande potencialidade regional para esportes de aventura e o ecoturismo. Variados roteiros turísticos começam a ser estruturados, contudo, poucos já estão abertos a visitação. Dentre estas se destacam as unidades de conservação: Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira - Parque do Lago, a Estação Ecológica do Cerrado, o Parque Estadual Lago Azul, Parque Municipal Parigot de Souza e o Parque das Torres.